GuajaráNotícias

GuajaráNotícias

TRE-RO prestigia a ação da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, promovida pelo CNJ
Segunda edição da reunião discute questões ligadas aos direitos humanos e à realidade socioambiental da região

Por Redação
Publicado 20/06/2024

Foto: Assessoria

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu, na terça-feira (18/06), em Humaitá, a 1ª edição de 2024 da Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, com a realização da segunda reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário (ODH), em Humaitá, Amazonas.

O evento, presidido pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, contou com a participação do presidente e do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), desembargadores Daniel Lagos e Marcos Alaor, respectivamente, a Diretora-Geral Lia Maria Araújo, além de representantes e autoridades de diversas instituições do serviço público.

Também participaram dessa importante reunião a conselheira do CNJ Daniela Madeira e outros integrantes do ODH: a coordenadora-geral substituta e juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Karen Luise; a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Gabriela Lacerda; e a secretária-executiva do ODH, Natália Dino.

Na abertura da reunião, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Barroso, apresentou as prioridades de sua gestão na temática da realidade socioambiental do Amazonas e as questões de direitos humanos. O ministro destacou a necessidade de ações concretas para garantir a efetividade desses direitos, especialmente para os grupos mais vulneráveis da sociedade.

Justiça Itinerante Cooperativa

O Justiça Itinerante Cooperativa é uma iniciativa do CNJ em parceria com diversas instituições que tem como objetivo promover acesso à Justiça e à cidadania, atuando em sete frentes: Indígena, Fundiário, Ambiental, Previdenciário, Trabalhista, Cidadania, Infância e Adolescência.

Nos próximos dias, até o dia 21, os profissionais de 38 instituições do serviço público ficarão à disposição, das 08h às 18h, em escolas de Humaitá e Lábrea, a fim de prestar atendimentos gratuitos diversos à população local.

A iniciativa visa possibilitar o acesso à justiça para populações que residem em áreas remotas e que carecem de acesso a serviços básicos. As ações conjuntas com outras instituições do serviço público buscam fortalecer a rede de atendimento à população e garantir a efetividade das políticas públicas na região.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Fonte: TRE/RO