Guajará-Mirim,

1º Jogos dos Povos Indígenas valoriza tradição e reúne cerca de 500 indígenas
Na manhã desta sexta-feira, 21, autoridades, convidados e povos indígenas estiveram reunidos na Aldeia Ribeirão, da Linha 10 B, zona rural de Nova Mamoré, local onde ocorrem as competições.

Por Redação
Publicado 24/06/2024
A A
Foto: Assessoria

O 1º Jogos dos Povos Indígenas de Nova Mamoré objetivando desempenhar um papel importante na preservação e promoção da cultura, identidade e tradições dos povos indígenas da região de Nova Mamoré, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo, Evento e Cultura – SEMETEC é idealizadora do evento. Na manhã desta sexta-feira, 21, autoridades, convidados e povos indígenas estiveram reunidos na Aldeia Ribeirão, da Linha 10 B, zona rural de Nova Mamoré, local onde ocorrem as competições.

O anfitrião, prefeito Marcélio Brasileiro, e a deputada estadual Ieda Chaves, responsável pela emenda que proporciona parte da realização dos Jogos estiveram participando das festividades.

Aproximadamente 500 indígenas participam das competições, as equipes foram contempladas com uniformes padronizados. Durante a cerimônia de abertura houve apresentações musicais tradicionais, a participação dos representantes de entidades presentes como Câmara de Vereadores, Serviço Social do Comércio – Sesc , Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas  – Sebrae que são também parceiros dos Jogos dos Povos Indígenas.

MODALIDADES

O 1º Jogos dos Povos Indígenas, em Nova Mamoré, acontece nos dias 21 e 22 de junho, tendo as seguintes modalidades:

  • Cabo de Guerra
  • Arco e flecha
  • Corrida de 200m
  • Corrida de tora
  • Huka – Huka
  • Futebol feminino e masculino

PARCER

Durante o evento a deputada estadual Ieda Chaves anunciou apoio para o próximo evento e ainda em atender as comunidades indígenas com incentivos. A parceria foi firmada entre a deputada, a Prefeitura Municipal e o Sebrae. Serão investimentos que vão de encontro às necessidades das comunidades indígenas. O secretário a SEMETEC, Alan Erick de Souza Barros, enalteceu o apoio que confirma a realização da próxima edição.

Outro anúncio repassado aos povos indígenas foi o acesso gratuito à internet que atenderá inicialmente algumas aldeias a partir do mês de julho, iniciativa do Poder Executivo Municipal.

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Fonte: Assessoria