Guajará-Mirim,

MPRO, CBMRO e Sesau articulam estratégias para a melhoria dos serviços em emergências

Por Redação
Publicado 21/06/2024
A A

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por intermédio do Grupo de Atuação Especial Cível e de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Consumidor, das Crianças, Adolescentes, Jovens e da Saúde (GAECIV), intermediou as tratativas necessárias para a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica tendo por objeto a doação de peças anatômicas ao Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), para fins de treinamento de cães farejadores.

O CBMRO, naquele ato representado pelo Comandante-Geral CEL BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, esclareceu que os cães farejadores são indispensáveis para a realização de buscas e salvamentos em situações de emergência.

Referidos animais são treinados para localizar pessoas vivas e mortas, sendo que, durante o treinamento, são apresentados a odores distintos (peças de roupas; partes do corpo humano amputadas de pessoas vivas) e, a partir deles, estimulados a identificar pessoas desaparecidas (vivas ou mortas).

O Secretário Adjunto de Saúde, Élcio Barony, acompanhado das equipes técnicas do Hospital de Base e João Paulo II, destacou que o acordo seguirá em conformidade com fluxo hospitalar preestabelecido para destinação das peças anatômicas, mantendo-se a transparência com as partes envolvidas.

O Coordenador do GAECIV, Promotor de Justiça Julian Imthon Farago, destacou que “a atuação preventiva e o diálogo entre as instituições se mostram exemplos de boas práticas que contribuem para uma atuação resolutiva, especialmente em situações de emergência em que o tempo é fator crucial para a preservação da vida, tendo como exemplo as buscas bem-sucedidas realizadas por cães farejadores em Brumadinho e, mais recentemente, Rio Grande do Sul”.

As instituições envolvidas continuarão envidando os esforços necessários para a formalização do Acordo de Cooperação Técnica que será construído conjuntamente pelo Ministério Público, Secretaria de Estado da Saúde e Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia.

Fonte: MP/RO