A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), tem intensificado o acesso aos serviços de saúde bucal nas comunidades rurais do município. Isso é possível graças à atuação da Unidade Odontológica Móvel (UOM), que oferece atendimento gratuito e já realiza entre 100 e 120 procedimentos mensais, reforçando o cuidado odontológico e a atenção básica na região.
Recentemente, na última quarta-feira, 29 de maio, a equipe da UOM esteve no distrito de São Lourenço, prestando assistência a diversos moradores. A cidade de Vilhena foi contemplada com a unidade móvel através do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, que visa garantir assistência odontológica a populações em áreas mais afastadas e em situação de vulnerabilidade.
A estrutura da UOM é um consultório completo, equipado com cadeira odontológica moderna, aparelho de raio-x, gerador de energia e ar-condicionado, além de outros instrumentos que asseguram um atendimento eficiente e humanizado.
Entre os serviços oferecidos pela unidade móvel, destacam-se:
- Extrações simples
- Restaurações
- Obturações
- Atendimentos de urgência
- Ações preventivas
- Distribuição de kits odontológicos
- Orientações de saúde bucal
- Acompanhamento pré-natal
Entregue ao município em setembro, a unidade segue um cronograma mensal de atendimentos, cuja organização é feita em parceria com as agentes comunitárias de saúde de cada região. Elas são responsáveis pelo agendamento dos pacientes e pela orientação da população.
Para o mês de maio, a Unidade Odontológica Móvel tem previsão de percorrer as seguintes localidades, conforme cronograma definido pela Atenção Primária à Saúde (APS):
- Corumbiara Nova
- Trindade Santa
- União da Vitória
- Apronvida
- Vista Alegre
- Águas Claras
- Cascalheiras
Lucas Cotta, dentista responsável pelos atendimentos, ressaltou a importância da iniciativa para a saúde pública. “Levar o atendimento diretamente às comunidades facilita o acesso aos serviços, contribui para a prevenção de doenças e garante mais dignidade à população que, muitas vezes, enfrenta dificuldades para se deslocar até a área urbana”, afirmou.