A cafeicultura de Rondônia passou por uma transformação significativa nos últimos anos graças ao avanço da assistência técnica e dos programas públicos voltados ao fortalecimento da produção rural.
Durante entrevista ao podcast RURALCAST, apresentado por Tonni Giovanni, o ex-presidente da EMATER Rondônia, Luciano Brandão, destacou os resultados do programa Plante Mais.
Segundo ele, mais de 8 milhões de mudas de café foram entregues para produtores rurais durante o período em que esteve à frente da instituição.
“O café especial de Rondônia nasceu muito através da assistência técnica”, afirmou.
Durante a conversa, Luciano relembrou o caso da produtora Débora, de Rolim de Moura, campeã de concursos de qualidade do café.
Segundo ele, a propriedade recebeu assistência técnica da EMATER e mudas fornecidas pelo programa estadual.
Outro ponto destacado foi a evolução do robusta amazônico, que hoje se consolidou como referência nacional em qualidade.
Luciano explicou que o avanço do setor ocorreu graças à união entre produtores, Emater, Embrapa, Sebrae, Senar e Governo do Estado.
A entrevista também mostrou como os programas de extensão rural ajudaram produtores a melhorar manejo, produtividade e qualidade dos grãos.
Segundo o ex-presidente, o café especial mudou a realidade econômica de centenas de famílias rondonienses.
“O produtor deixou de vender apenas commodity e passou a agregar valor”, declarou.
Luciano Brandão também destacou que Rondônia hoje possui alguns dos melhores cafés do mundo e se consolidou como uma das grandes potências da cafeicultura nacional.
Siga os patrocinadores: