Destaque

ASSISTA: Patrulha Rural reduz crimes no campo e amplia proteção aos produtores de Rondônia

Projeto da Polícia Militar fortalece segurança das propriedades rurais e já atende todas as regiões do estado.

Redação Ji-Paraná Notícias
Foto: Ji-Paraná Notícias/RuralCast

O avanço das facções criminosas e a necessidade de modernização permanente das forças de segurança foram alguns dos principais temas abordados pelo comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Glauber Ilton de Sousa Souto, durante entrevista concedida ao podcast RURALCAST, apresentado por Tonni Giovanni durante a Rondônia Rural Show Internacional.


Natural de Ji-Paraná e integrante da Polícia Militar desde 2006, Glauber Souto assumiu o comando da corporação em janeiro de 2026 e afirmou que o enfrentamento ao crime organizado está entre as prioridades da instituição.


Segundo ele, as organizações criminosas evoluíram significativamente nos últimos anos, passando a atuar de forma estruturada, utilizando tecnologia, planejamento e logística cada vez mais sofisticados.


“O crime se organizou. Hoje ele possui camadas, recursos tecnológicos, planejamento e uma capacidade operacional muito maior do que existia há alguns anos”, destacou.


De acordo com o comandante, o combate a esse tipo de criminalidade exige investimentos constantes em inteligência policial, tecnologia, treinamento especializado e integração entre diferentes instituições.


Ele ressaltou que Rondônia tem obtido resultados importantes graças à atuação conjunta da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e demais órgãos que atuam na segurança pública.


Um dos exemplos citados foi a resposta dada pelas forças de segurança durante os ataques criminosos registrados no estado em 2025, quando organizações criminosas realizaram ações coordenadas envolvendo incêndios, atentados e ameaças.


Segundo o comandante, a rápida mobilização das equipes permitiu restabelecer a ordem e neutralizar os responsáveis em poucos dias.


Outro destaque apresentado foi o fortalecimento do Batalhão Tático de Ação e Reação (BPTAR), unidade criada para atuar em ocorrências de alta complexidade e enfrentamento direto às facções criminosas.


Para Glauber Souto, a segurança pública exige adaptação constante diante da evolução do crime.


“O policial precisa estar preparado, equipado e treinado para enfrentar uma criminalidade cada vez mais ousada”, afirmou.


O comandante também defendeu melhorias na legislação penal e maior representatividade política das forças de segurança, apontando esses fatores como fundamentais para fortalecer o combate à criminalidade organizada em todo o país.




Siga os patrocinadores:

@uniinternet

@richtereraasch_advogados

@adv_herisson.richter

@adv_tallitaraasch

@tina_alencar17

@alessandropiovezanaragom

@ademirstimer

@ecopoweramazonia

@famejipa.idomed

@estacio.idomed.unijipa

@carnessh

@estacio_fap

@rondoncapoficial

@nbstelecom


play_circleTV ao Vivo

AO VIVO

Comentários

Deixe sua opinião sobre este conteúdo usando sua conta do Facebook.

Notícias relacionadas